António Coelho


António Carlos Coelho nasceu em 1989 na cidade de Viseu. Aos 11 anos inicia o seu percurso na Música ingressando no Conservatório Regional de Música de Viseu “Dr. José Azeredo Perdigão”; encaminhou os seus estudos para o Violino, instrumento no qual completaria o curso complementar sob a coordenação da Professora Ana Serrano; no decorrer deste trajeto, estudou também Guitarra Clássica na classe dos Professores André Cardoso e Paula Sobral, na mesma Instituição. Mais tarde prossegue a sua formação no Instituto Jean Piaget licenciando-se em Educação Musical; paralelamente última os seus estudos complementares em Guitarra Clássica com o Professor André Madeira no Conservatório de Música da cidade de Coimbra.
Concluiu a Licenciatura em Música e o Mestrado em Ensino da Música, Guitarra Clássica, no Instituto Jean Piaget sob a orientação do Professor Augusto Pacheco e do Professor Alexandre Andrade.
Esteve presente em masterclasses orientadas pelos Professores Tal Hurwitz, Pedro Rodrigues, Fábio Zanon, Carlos Bonell, Goran Krivokapic, Margarita Escarpa Judicael Perroy, Artur Caldeira, Marco Tamayo, Roberto Aussel, Thibault Cauvin. Participou no II estágio internacional de Cordas dedilhadas de Braga com o guitarrista, compositor e maestro Leo Brouwer. No seu percurso estiveram também presentes outros instrumentos que não só a Guitarra Clássica com os quais se cruzou e tocou em duo e em pequenos grupos de câmara.
Atualmente leciona Guitarra Clássica no Conservatório de Música de Viseu e no Conservatório de Música da Jobra. Lecionou na Academia de música de Cinfães de Música de Sernancelhe, Sátão e Aguiar da Beira.
Orientou o I estágio de orquestra de guitarra clássica realizado em Foz Côa. Participou em produções musicais orientadas pela Associação “Contracanto” em conjunto com a Orquestra Poema e demais músicos; com a Orquestra “Guitarrofonia” apresentando-se numa vertente bastante eclética abraçando diferentes estilos musicais. É membro integrante do Quarteto de Guitarras de Viseu, TriunViriato onde toca assiduamente em palcos um pouco por toda a parte, cruza a sua atividade com vários instrumentistas a destacar os duos de Guitarra/Canto e Guitarra/Saxofone. Apresentou-se no festival de música do Piaget, festival internacional de Guitarra de Faro, Festival Internacional de Música da Primavera onde se tem apresentado com regularidade destacando a 11.o edição onde com 4GV foi solista com a Orquestra Filarmonia das Beiras, interpretando “Concierto de Andaluz” de Joaquin Rodrigo.