Paula Sobral
Paula Sobral, natural de Sernancelhe, Viseu, iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música de Viseu, onde estudou Guitarra com Luís Lapa e Christopher Lyall. Em 1994 iniciou o curso Licenciatura em Ensino da Música na Universidade de Aveiro, na área de Guitarra Clássica, sob a orientação de Paulo Vaz de Carvalho.
Posteriormente continuou o estudo do instrumento com o guitarrista Jozef Zsapka. Conjugou o estudo da guitarra com a atividade docente no Conservatório de Viseu. Participou em várias masterclass. Lecionou igualmente na Escola de Música do Colégio de S. José (Guarda) e no Conservatório de Seia. Atualmente leciona no Conservatório de Música de Viseu “Dr. José de Azeredo Perdigão”.
Em 2007 concluiu o seu Mestrado em Música de Câmara na Universidade de Aveiro sob a orientação dos Professores Paulo Vaz de Carvalho, Helena Marinho, Fausto Neves e do famoso guitarrista Odair Assad.
Desde 1999 até 2014, conjuntamente com José Carlos Sousa, foi diretora artística do Concurso e Festival Internacional de Guitarra Clássica de Sernancelhe, evento pioneiro no país. Desde 2015 é diretora artística do Concurso Internacional de Guitarra de Viseu, concurso inserido no Festival de Música da Primavera de Viseu.
Tem sido convidada regularmente a participar em júris de concursos nacionais e internacionais de guitarra tais como: Concurso de Guitarra de Paços de Brandão; Concurso de Guitarra de Penacova; Concurso de Guitarra Luso Espanhol de Fafe; Concurso Internacional de Guitarra do Fundão; Concurso Internacional de Guitarra de Sernancelhe; Concurso Internacional de Guitarra de Viseu, Concurso Internacional de Guitarra Forum Guitarre Wien – Viena, Áustria; Concurso Internacional de Guitarra Kaspar Mertz em Bratislava, Eslováquia; e Concurso Internacional Violão & Violão.
A sua atividade artística marca-se pela atuação em música de câmara com o duo de guitarras Concentus Duo, onde toca com Manuel Tavares desde o ano 2000. O duo apresentou-se em várias cidades do país, no Festival Ciclo de Guitarra Clássica de Oliveira do Bairro, Festival de Guitarra da Fundação António de Almeida, Festival Internacional de Sernancelhe, CCB, Festival Internacional Guitarmania (Almada e Lisboa) e Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso. Fora de Portugal marcou presença no Festival Internacional de Guitarra em Hondarribia, País Basco, “Guitarre-Essone” em Paris e Festival Internacional de Guitarra de Palencia, Espanha.
Tocou no octeto de guitarras Acord’Ensemble e na orquestra Guitarrafonia.
É membro do Quarteto de Guitarras de Viseu, grupo que tem tido uma grande atividade artística desde a sua criação com um repertório muito abrangente e recorrendo muitas vezes a transcrições próprias. O quarteto tocou como solista com as orquestras Filarmonia das Beiras em 2018 e com a Orquestra do Atlântico.