José Miguel Amaral
José Miguel Amaral iniciou os estudos musicais no Conservatório Regional de Música de Viseu “Dr. José de Azeredo Perdigão”.
Após concluir o Curso Complementar de Piano na classe do Prof. Jorge Martins, ingressou na “École Normale de Musique de Paris – Alfred Cortot”, na classe do professor
Marian Rybicki, vindo a obter o Diplôme Supérieur d’Enseignement de Piano. Posteriormente, trabalhando com o Prof. Olivier Gardon, completou o Curso Superior de Piano do Conservatório Superior de Música de Paris, alcançando o “1 Prix” de Piano. Paralelamente, integrou a classe de Música de Câmara do Quator Ysaÿe. Licenciou-se (pré-Bolonha) em Ensino de Música (ramo de Piano) pela Universidade de Aveiro, com a classificação final de 18 valores.
É Mestre em Ciências da Educação – Especialização em Administração e Organização Escolar – pela Universidade Católica Portuguesa, com a menção summa cum laude. No mesmo domínio científico defendeu, em 2019, a sua tese de Doutoramento – “A escola como
organização antropológica e ética” – na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, obtendo a menção summa cum laude. Integrou o Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano da mesma Faculdade, participando como orador em Seminários e Congressos subordinados às Ciências da Educação.
É formador acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua nas áreas de Administração Escolar, Práticas de Administração Escolar e Educação Musical/Música (CCPFC/RFO-40082/20).
Paralelamente ao percurso pedagógico e artístico, frequenta a Licenciatura em Direito da Universidade de Coimbra, tendo já sido distinguido com os Prémios Escolares Doutor Luiz Cabral de Moncada e Doutor Plínio Corrêa de Oliveira.
Apresentou-se a solo e com diversas formações de câmara em França (destacando-se a prestigiada Salle Cortot, em Paris), Portugal (entre outros, no Palácio da Ajuda e no Teatro Viriato) e Marrocos (Cinéma Théâtre Rialto, em Casablanca). Para além disso, fundou e
integrou alguns projectos musicais, como sejam “A Ébano e Botões” e “Quimera Quinteto”, explorando a linguagem musical de Astor Piazzolla. Em 2018, coube-lhe a interpretação ao vivo da banda sonora de um conjunto de dois filmes mudos dos anos 30, fruto de uma colaboração com o Cineclube de Viseu e o Conservatório Regional de Música de Viseu. A partir do Piano,
tem realizado Concertos Pedagógicos no âmbito do Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu. Gravou concertos para a RDP (Antena 2), a solo e em duo.
Arrecadou alguns prémios em Concursos Internacionais – 2oPrémio do XV “Concours Flame” (Paris, 2004), assim como os Prémios para a “Melhor Interpretação de Peça
Portuguesa” do “Concours Flame” (Paris, 2004) e do “3o Encontro Internacional de Jovens
Pianistas” (Viseu, 2002).
Assistiu e participou em masterclasses ministradas por figuras emblemáticas do plano musical, tais como Jean Fassina, Mstislav Rostropovich, György Kurtág, Murray Perahia, Anne Queffélec, François-René Duchâble, Vitaly Margulis, Jura Margulis, Jörg Demus, Helena Costa e
Luíz de Moura Castro.
É docente da disciplina de Piano no Conservatório Regional de Música de Viseu “Dr. José de Azeredo Perdigão” desde 2004, acumulando ainda as funções de pianista acompanhador das classes de sopros, de cordas e de coro. Nos últimos anos, os seus alunos têm obtido inúmeros prémios em Concursos Regionais, Nacionais e Internacionais, tais como o Concurso Internacional do Fundão, o Concurso Riff, o Prémio Elisa Pedroso, o Concurso Anatólio Falé, o Concurso Nacional de Piano de Coimbra, o Concurso de Piano da Serra da Estrela, o Concurso de Piano do Colégio de São Teotónio ou o Concurso Nacional de Piano Cidade de Gaia.
Enquanto membro do júri, participou em Concursos Internacionais como o Grand Prix Animato (Paris) e o Concurso Internacional de Piano de Viseu.
Para além da atividade pedagógica e performativa, desenvolveu investigação no domínio da estética musical. Nesse enquadramento, publicou nas “Edições Esgotadas” o livro “O mundo de Mahler e Dostoiévski” (2016).