Calendário Escolar - 2018/2019

PERÍODOS LECTIVOS


início a 17/09/2018
termo a 14/12/2018


início a 03/01/2019
termo a 05/04/2019


início a 23/04/2019
termo a 14/06/2019 (a partir de 05/06/19, para os 9º,11º e 12º anos)

INTERRUPÇÃO DAS ACTIVIDADES LECTIVAS


17 de dezembro de 2018 a 02 de janeiro de 2019

04 de março a 06 de março de 2019

08 de abril a 22 de abril de 2019

Viseu, 3 de setembro de 2018

O Diretor Pedagógico

José Carlos Sousa


 

Plano Anual de Atividades 2018/19 do

Conservatório Regional de Música “Dr. José de Azeredo Perdigão”

Introdução

O Plano Anual de Atividades do Conservatório é um documento de grande importância para toda a comunidade educativa, pois é nele que se materializam as planificações das atividades que se vão desenvolver ao longo do ano letivo.

Para além das atividades letivas que os alunos desenvolvem durante o ano, os alunos e professores do Conservatório participam em múltiplas atividades musicais e culturais.

Um dos principais objetivos na elaboração e desenvolvimento deste plano anual de atividades, prende-se com a necessidade primordial de dar palco aos alunos e professores do Conservatório, mostrando o trabalho desenvolvido em sala de aula num contexto artístico performativo através dos inúmeros concertos que realizaremos ao longo do ano dentro e fora do Conservatório.

Elevar e desenvolver o enriquecimento cultural e musical da nossa cidade e região, proporcionar o contato dos nossos alunos e professores com outros músicos, desenvolver parcerias com instituições da nossa região e instituições nacionais e internacionais, são alguns dos objetivos que nos vão ajudar a ter uma escola de música mais inclusiva, de maior qualidade, contribuindo decisivamente para o sucesso educativo dos nossos alunos.

Oferta Formativa / Formação Curricular

A oferta formativa da CRMDJAP, no ano letivo 2018/19 incluirá, à semelhança do ano letivo anterior, o curso de Música. Neste curso serão lecionados os seguintes níveis de ensino:

Música

Curso Livre de Iniciação – correspondente ao 1.º ciclo do ensino básico (4 anos);

Básico – correspondente aos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (5 anos);

Secundário – correspondente aos 10.º 11.º e 12.º anos do ensino secundário.

Funcionamento:

Como no ano letivo anterior, a oferta continuará a ser de 19 instrumentos.

O nível Iniciação em curso livre encontra-se, à semelhança de anos anteriores, dividido em duas disciplinas: Formação Musical e a disciplina de instrumento, frequentado por crianças do 1.º ao 4.º ano de escolaridade. Este nível de ensino é ministrado em regime supletivo, diurno.

O curso básico de Música está dividido em dois regimes, o articulado e o supletivo. O regime articulado desenvolve-se em horário diurno, funcionando o supletivo em horário diurno e noturno. As disciplinas do plano de estudos podem ser consultadas na Portaria n.º 223-A de 3 de agosto de 2018.

O nível secundário continua, também, dividido em dois regimes, o articulado e o supletivo. Para este nível o CRMDJAP oferece em 2018/19 dois cursos: o curso secundário de Instrumento, curso secundário de Formação Musical. As disciplinas do plano de estudos variam em função do curso e podem ser consultadas na legislação em vigor, designadamente na Portaria Portaria n.º 229-A de 14 de agosto de 2018.

Formação Extra-Curricular

No presente ano letivo, temos a possibilidade de oferecer cursos livres em todos os instrumentos que lecionamos, ou outras disciplinas para as quais existam inscrições. Iremos também organizar uma série de masterclasses e workshops direcionados a alunos que frequentem cursos básicos e secundários de música.

Avaliação Interna

Os principais objetivos deste processo de avaliação e autoavaliação do Conservatório de Música de Viseu, assentam na implantação e desenvolvimento de boas práticas que contribuam para o desenvolvimento e melhoria do ensino ministrado na nossa escola e também para a melhoria do sistema educativo em que nos inserimos.

Para a realização deste importante mecanismo de avaliação/autoavaliação do CRMDJAP, será constituída uma comissão que terá por principal missão identificar os pontos fortes e analisar os pontos fracos, procurando minimizá-los e se possível eliminá-los com objetivo de melhorar os serviços prestados.

Continuar a prestar um ensino de qualidade e promover atividades artísticas de relevância para toda a comunidade educativa são os principais pilares da ação do CRMDJAP.

Calendário Escolar

O calendário escolar 2018/19 encontra-se regulado pelo Despacho n.º 6020-A/2018, de 19 de junho. Com base neste Despacho o CRMDJAP estruturou toda a sua atividade letiva, não letiva e extra-curricular. O calendário escolar do regime articulado e supletivo e cursos de iniciação será o seguinte:

PERÍODOS LECTIVOS – 2018/2019


1º início a 17/09/2018 termo a 14/12/2018

2º início a 03/01/2019 termo a 05/04/2019

3º início a 23/04/2019 termo a 14/06/2019

(a partir de 05/06/2019, para os alunos dos 9º,11º e 12º anos)

INTERRUPÇÃO DAS ACTIVIDADES LECTIVAS

1ª - 17 de dezembro de 2018 a 02 de janeiro de 2019

2ª - 04 de março a 06 de março de 2019

3ª - 08 de abril a 22 de abril de 2019

 

Início das Atividades Letivas 2018/2019

  • 14 de setembro – 18:30h – Reunião com os pais e encarregados de educação dos alunos dos Cursos Básicos de Música em Regime Articulado 5º anos – Escola Grão Vasco.

  • 17 de setembro – Início das aulas para os alunos que frequentem os Cursos de Música do Ensino Artístico Especializado em regime Articulado no Agrupamentos de Escolas Grão Vasco em Viseu, Escola Secundária Emídio Navarro em Viseu e no Agrupamento de Escolas de Mangualde.

  • 19 de setembro – Início das aulas para os restantes alunos.

  • 19 de setembro – 18:30h – Reunião com os pais e encarregados de educação dos alunos de Iniciação que frequentem o Conservatório pela 1ª vez.

Alunos de iniciação que já frequentam o Conservatório terão a reunião com o professor de Formação Musical na 1ª Aula de Formação Musical no horário definido para a turma.

  • 19 de setembro – 19:30h – Reunião com os pais e encarregados de educação dos alunos dos Cursos Secundários de Música em Regime Supletivo e Articulado.

  • 17 e 18 de setembro – Elaboração de Horários dos cursos de Iniciações, Supletivos Básicos e Cursos Secundários Supletivos ou Articulados Complementares.

  • Sempre que possível, os horários de Instrumento serão entregues aos alunos na 1ª aula de Formação Musical.

Testes Trimestrais

O calendário dos testes trimestrais às várias disciplinas será o seguinte:

Período Letivo

Período de Testes

1.º Período

26 de novembro a 07 dezembro de 2018

2.º Período

11 a 29 de março de 2019

3.º Período

20 de maio a 07 de junho de 2019

 

Parcerias estabelecidas pelo CRMDJAP

Foi no longínquo ano de 1985, na casa do Miradouro, que o Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão abriu as suas portas na cidade de Viseu. A PROVISEU é a associação que tutela o Conservatório desde a sua fundação até aos nossos dias.

Em 1992 o Conservatório mudou-se para as suas atuais instalações no Solar dos Condes de Prime.

Ao longo de todos estes anos vários são os profissionais (professores de música e instrumentistas) que o Conservatório tem ajudado a formar. Vários são os prémios (Concursos nacionais e internacionais) que alunos e ex-alunos do Conservatório têm ganho.

Para além do seu principal desígnio que é o Ensino da Música, o Conservatório tem vindo a desenvolver importantes projetos pedagógicos e artísticos para o desenvolvimento cultural da região. Destacamos o Concerto de Encerramento do Ano Letivo, o Festival Internacional de Música da Primavera, a Orquestra Poema e a Orquestra Juvenil de Viseu.

É de salientar que estas parcerias locais e também os protocolos de cooperação têm também sido elementos facilitadores das aprendizagens e da imagem do CRMDJAP.

Para o desenvolvimento de todos os projetos pedagógicos e artísticos o Conservatório estabeleceu uma série de importantes parcerias com instituições nacionais e internacionais das quais passamos a destacar as seguintes:

· Ministério da Educação,

· Câmara Municipal de Viseu,

· Câmara Municipal de Mangualde,

· Agrupamento de Escolas Grão Vasco em Viseu,

· Escola Secundária Emídio Navarro em Viseu,

· Agrupamento de Escolas de Mangualde,

· Escola Superior de Educação de Viseu,

· Instituto Politécnico de Viseu,

· Instituto Piaget de Viseu,

· Universidade de Aveiro,

· Instituto Politécnico de Castelo Branco,

· Teatro Viriato em Viseu,

· Teatro Municipal da Guarda,

· Cultura Vibra em Castelo Branco,

· Museu Nacional de Grão Vasco em Viseu,

· Rede Municipal de Museus de Viseu,

· Misericórdia de Viseu,

· Catedral de Viseu,

· Seminário de Viseu,

· Centro Hospitalar Tondela Viseu,

· Lares D. Leonor e São Caetano em Viseu,

· Associação de Paralisia Cerebral de Viseu,

· Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo,

· A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viseu,

· Associação de Viseu de Portadores de Trissomia 21,

· Associação de Solidariedade de Lafões,

· Instituto Prisional do Campo – Viseu,

· Infantário do Jardim das Sementinhas em Viseu,

· Hotel Grão Vasco em Viseu,

· Festival Dias de Música Eletroacústica Seia – Portugal

· Síntese – Festival de Música Contemporânea da Guarda – Portugal

· Grupo de Música Contemporânea de Lisboa – Portugal

· Festival Internacional de Guitarra de Sevilha – Espanha

· Festival Internacional de Guitarra “Kaspar Mertz” de Bratislava – Eslováquia

· Festival Guitarre Essone em Paris – França

· Salle Cortot, Associação Animato em Paris – França

Formação

Ao longo do presente ano letivo estão previstas algumas ações de formação destinadas aos docentes e aos não docentes. As formações propostas serão desenvolvidas de acordo com as funções desempenhadas pelo pessoal docente e não docente e também na área da segurança e higiene no trabalho.  

Recursos Humanos – 2018/19

Corpo Docente

Grupo Disciplinar de Sopros e Percussão

Flauta Transversal

Joana Margarida Barbosa Correia

Oboé

Jorge Gonçalo Vieira Patrão

Fagote

Ana Isabel Vieira Alves Queirós Bastos

Clarinete

Isabel Fernanda Martins Tavares (Coordenadora do Grupo disciplinar de Sopros e Percussão)

Carlos Alberto Lopes Silva

Saxofone

José Eduardo Correia Magalhães

José Tiago Vilaça Correia (Maestro da Orquestra POEMa em Mangualde)

Trompa

Manuel Herculano Correia Azevedo

Trompete

José Fernando Soares Almeida

Trombone

Cláudio Miguel Pais Ferreira (Maestro da Orquestra Juvenil de Viseu)

Percussão

Hélder Carlos Roque

Aldovino Aleandro Alda Rego Munguambe

Grupo Disciplinar de Instrumentos de Teclas

Piano

Alla Victorovna Sosnovskaia

Ana Cristina Barros Mota Pinto

Anícia Pinto Costa (Prof. Acompanhadora)

Eunice Isabel Rebelo Viana Marques

Jorge Manuel Reis Martins (Coordenador do Grupo disciplinar de Instrumentos de Teclas)

José Miguel Nascimento Mendes Fraga Amaral (Prof. Acompanhador)

Svitlana Kosheleva

Órgão

Celina Teixeira Martins

Grupo Disciplinar de Acordeão

Bruno Miguel Martins Cabral

Nuno Miguel Rodrigues Silva (Coordenador do Grupo disciplinar de Acordeão)

Nancy Fonseca Brito

Grupo Disciplinar de Instrumentos de Cordas Friccionadas

Violino

Ana Maria Redondo Serrano (Coordenadora do Grupo disciplinar de Cordas Friccionadas)

Elitza Svetoslavova Mladenova

Joaquim Pedro Costa Faria e Castro (Coordenador do Ensino Articulado em Mangualde)

Viola d’arco (Violeta)

Carlos Miguel Santos Dias Ferreira

Violoncelo

Luísa Maria de Sá Antunes

Contrabaixo

Adão Geraldes Pires

Grupo Disciplinar de Guitarras

Guitarra Clássica

André Filipe Ramos Cardoso

António Carlos Teixeira Coelho

Marco Alexandre Pinto Pereira

Paula Alexandra Silva Sobral (Coordenadora do Grupo disciplinar de Guitarras)

Guitarra Portuguesa

João Paulo Pires de Sousa

Grupo Disciplinar de Canto e Coro

Maria Cristina Pais Aguiar (Coordenadora do Grupo disciplinar de Canto e Coro)

Ecaterina Mihaela Neagu

Grupo Disciplinar de Formação Musical

Carla Sofia Pereira Pinto Fernandes

Cláudio Miguel Pais Ferreira

Ecaterina Mihaela Neagu

Eugenia Paula Andrade Carvalho Homem

Nuno Miguel Rodrigues Silva

Sérgio Mady da Silva Martins (Coordenador do Grupo disciplinar de Formação Musical)

Grupo Disciplinar de Ciências Musicais

José Carlos Almeida de Sousa (Coordenador do Grupo disciplinar de Ciências Musicais)

Eugenia Paula Andrade Carvalho Homem

Diretor Pedagógico

José Carlos Almeida de Sousa

Pessoal Não Docente

Secretariado

Maria de Lurdes Neves Soutinho Amaral (Chefe de Serviços)

Rui Manuel Rodrigues Pais

Auxiliares de Ação Educativa

Argentina Adelaide Santos Sobral

Marta Maria Neves Gomes Sobral

Ana Cristina Almeida Ministro

Laura Carrilha Freire (Limpezas)

Atividades Curriculares e Extra-Curriculares

1º Período

Atividade

Estágio e Concerto de alunos integrados na Orquestra Ensemble

Datas/ Horas

2 a 09 setembro 2018

Público Alvo

Comunidade escolar e público em geral

Objetivos

Desenvolver a experiência da prática orquestral;

Aumentar o conhecimento de reportório orquestral e dos diferentes estilos musicais;

Promover e incentivar parcerias com diferentes instituições.

Articulação da atividade com o Projeto Educativo

da Escola

Fomentar e desenvolvera experiência orquestral como meio de maturação performativa e socializante;

Promover a abertura da Escola ao meio em que se encontra inserida, desenvolvendo a colaboração com diferentes parceiros;

Desenvolver iniciativas que promovam artisticamente os alunos e professores do Conservatório.

Recursos Físicos

Transporte para os alunos intervenientes

Recursos Humanos

Alunos do CRMV selecionados para a Orquestra Ensemble

Recursos Financeiros

Sem custos

Dinamizadores

Conservatório Regional de Música de Viseu e Associação Ensemble

Colaboradores

Alunos do CRMV selecionados para a Orquestra Ensemble

Ensemble – Associação de Escolas de Música

Avaliação

Atividade

Estágio e Concerto da Orquestra Poema

Datas/ Horas

3 a 08 setembro 2018

Público Alvo

Público em geral

Objetivos

Desenvolver a experiência da prática orquestral;

Aumentar o conhecimento de reportório orquestral e dos diferentes estilos musicais;

Promover e incentivar parcerias com diferentes instituições.

Articulação da atividade com o Projeto Educativo

da Escola

Fomentar e desenvolvera experiência orquestral como meio de maturação performativa e socializante;

Promover a abertura da Escola ao meio em que se encontra inserida, desenvolvendo a colaboração com diferentes parceiros;

Desenvolver iniciativas que promovam artisticamente os alunos e professores do Conservatório;

Promover concertos em contextos diferenciados, divulgando aspetos patrimoniais relevantes.

Recursos Físicos

Estantes, Cadeiras, Salas para os naipes, Auditório

Recursos Humanos

Maestro Tiago Correia (prof. responsável pela Orquestra Poema),

Professores de Naipe, Alunos da orquestra

Recursos Financeiros

Atividade financiada ao abrigo do protocolo entre o Município de Mangualde e a Proviseu/Conservatório Regional de Música de Viseu

Dinamizadores

Conservatório Regional de Música de Viseu, Município de Mangualde, Agrupamento de Escolas de Mangualde.

Colaboradores

Biblioteca Municipal de Mangualde

Alunos inscritos no estágio da orquestra Poema

Avaliação

Atividade

Orquestra de Formação Iniciação Mangualde – 1º ciclo

Datas/ Horas

Setembro a agosto de 2019

Vários horários

Público Alvo

Comunidade escolar – 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Mangualde

Objetivos

Oferecer atividades diversificadas de âmbito musical;

Iniciação ao estudo do instrumento;

Iniciação à prática musical de conjunto em pequenos grupos e em orquestra;

Contribuir para a formação musical e cultural dos alunos;

Desenvolver a cultura de palco;

Articulação da atividade com o Projeto Educativo

da Escola

Promover o desenvolvimento da educação estética e a compreensão do fenómeno musical na sua globalidade; Permitir a cada indivíduo aumentar os seus conhecimentos e desenvolver as suas potencialidades; Criar no aluno motivos para aprender, para se aperfeiçoar e para descobrir e rentabilizar capacidades tendo em conta as suas fontes de motivação; Valorizar a motivação como fator chave tanto no início do envolvimento com a música como na sua manutenção. Contribuir para o enriquecimento cultural e cívico; Promover a abertura da Escola ao meio em que se encontra inserida, desenvolvendo a colaboração com diferentes parceiros;

Recursos Físicos

Agrupamento de Escolas de Mangualde, Estantes, Cadeiras, Instrumentos, Salas.

Recursos Humanos

Professores do CRMV e professores contratados para o efeito.

Recursos Financeiros

Atividade financiada ao abrigo do contrato celebrado entre o Município de Mangualde e a Proviseu/Conservatório Regional de Música de Viseu

Dinamizadores

Conservatório Regional de Música de Viseu

Colaboradores

Alunos, Professores, e Auxiliares de Ação Educativa do Conservatório.

Avaliação

Atividade

Concerto Comemorativo do Dia do Município, Orquestra Juvenil Viseu

Datas/ Horas

21 setembro 2018

17 horas

Público Alvo

Comunidade em geral

Objetivos

Desenvolver a experiência da prática orquestral;

Aumentar o conhecimento de reportório orquestral e dos diferentes estilos musicais;

Promover e incentivar parcerias com diferentes instituições.

Articulação da atividade com o Projeto Educativo

da Escola

Fomentar e desenvolvera experiência orquestral como meio de maturação performativa e socializante;

Promover a abertura da Escola ao meio em que se encontra inserida, desenvolvendo a colaboração com diferentes parceiros;

Desenvolver iniciativas que promovam artisticamente os alunos e professores do Conservatório

Promover concertos em contextos diferenciados, divulgando aspetos patrimoniais relevantes

Recursos Físicos

Reserva da sala de concerto, Transporte para o material de percussão

Recursos Humanos

Maestro Cláudio Ferreira (prof. responsável pela Orquestra Juvenil de Viseu),

Professores de naipe, alunos da orquestra

Recursos Financeiros

Atividade financiada ao abrigo do protocolo entre o Município de Viseu e a Proviseu/Conservatório Regional de Música de Viseu

Dinamizadores

Conservatório Regional de Música de Viseu

Município de Viseu

Colaboradores

Alunos e músicos convidados que integram a OJV.

Teatro Viriato.

Avaliação

Atividade

Mostra de Instrumentos - Concerto Pedagógico com a obra “Floresta de Sons”

Datas/ Horas

29 setembro 2018

10h

Público Alvo

Alunos do 1ºciclo e encarregados de educação

Objetivos

Apresentar publicamente o trabalho desenvolvido no CRMV;

Promover e incentivar parcerias com instituições da comunidade

Divulgar a oferta educativa do CRMV

Articulação da atividade com o Projeto Educativo

da Escola

Promover a abertura da Escola ao meio em que se encontra inserida, desenvolvendo a colaboração com diferentes parceiros culturais, sociais e educativos;

Desenvolver e aprofundar relações estratégicas com escolas de ensino regular com as quais o Conservatório tem, ou possa vir a ter protocolos para desenvolver o ensino articulado da música;

Realizar concertos ou aulas abertas dirigidas a toda a comunidade educativa e ao público em geral.

Recursos Físicos

Edifício do Conservatório, Estantes, Cadeiras, Instrumentos, Salas para a mostra de instrumentos, Auditório

Recursos Humanos

Professores do CRMV

Recursos Financeiros

Sem custos

Dinamizadores

Conservatório Regional de Música de Viseu

Colaboradores

Professor André Cardoso – compositor da obra “Floresta de Sons” apresentada neste concerto. Auxiliares de ação educativa

Avaliação

Atividade

Audições dos grupos disciplinares

Datas/ Horas

Dezembro 2018

Vários horários

Público Alvo

Comunidade escolar e público em geral

Objetivos

Desenvolver a cultura de palco;

Promover e apresentar publicamente o trabalho desenvolvido pelos grupos disciplinares;

Incentivar a participação dos encarregados de educação nas atividades da escola.

Articulação da atividade com o Projeto Educativo

da Escola

Promover a abertura da Escola ao meio em que se encontra inserida, desenvolvendo a colaboração com diferentes parceiros;

Desenvolver iniciativas que promovam artisticamente os alunos e professores do Conservatório

Recursos Físicos

Edifício do Conservatório, Agrupamento de Escolas de Mangualde, Estantes, Cadeiras, Instrumentos, Auditórios.

Recursos Humanos

Professores de instrumento do CRMV

Recursos Financeiros

Cartazes e fotocópias dos programas – 10€

Dinamizadores

Conservatório Regional de Música de Viseu

Colaboradores

Alunos, Professores acompanhadores, Auxiliares de Ação Educativa.

Avaliação

Atividade

Concertos Solidários

Datas/ Horas

Dezembro 2018

18,45h

Público Alvo

Comunidade escolar e público em geral

Objetivos

Desenvolver a cultura de palco;

Promover e apresentar publicamente o trabalho desenvolvido pelos grupos disciplinares;

Desenvolver parcerias solidárias com diferentes instituições.

Articulação da atividade com o Projeto Educativo

da Escola

Promover a abertura da Escola ao meio em que se encontra inserida, desenvolvendo a colaboração com diferentes parceiros;

Aprofundar parcerias com instituições que trabalhem com públicos específicos, como por exemplo pessoas com síndrome de asperger/autismo;

Desenvolver iniciativas que promovam artisticamente os alunos e professores do Conservatório.

Recursos Físicos

Edifício da Igreja do Seminário de Viseu, Transporte do material de percussão e outros instrumentos, Estantes, Cadeiras.

Recursos Humanos

Professores do CRMV, Auxiliares de ação educativa.

Recursos Financeiros

Cartazes e fotocópias dos programas – 5€

Dinamizadores

Conservatório Regional de Música de Viseu

Colaboradores

Seminário Maior, Alunos, Professores acompanhadores, Instituições convidadas.

Avaliação

Atividade

Viseu Natal - Coros e Orquestra Juvenil de Viseu – Concerto das Vozes Brancas

Datas/ Horas

15 de Dezembro 2018

21:00h

Público Alvo

Público em geral

Objetivos

Desenvolver a experiência da prática coral e orquestral;

Aumentar o conhecimento de reportório coral e orquestral e dos diferentes estilos musicais;

Promover e incentivar parcerias com diferentes instituições.

Articulação da atividade com o Projeto Educativo

da Escola

Fomentar e desenvolver a prática da música de conjunto, com especial incidência nos conjuntos instrumentais bem como na experiência orquestral como meio de maturação performativa e socializante;

Promover a abertura da Escola ao meio em que se encontra inserida, desenvolvendo a colaboração com diferentes parceiros;

Desenvolver iniciativas que promovam artisticamente os alunos e professores do Conservatório

Promover concertos em contextos diferenciados, divulgando aspetos patrimoniais relevantes

Recursos Físicos

Igreja Nova de Viseu, Transporte dos instrumentos de percussão, Estantes, Cadeiras

Recursos Humanos

Professores de coro e da OJV, Auxiliares de ação educativa

Recursos Financeiros

Atividade financiada ao abrigo do protocolo entre o Município de Viseu e a Proviseu/Conservatório Regional de Música de Viseu

Dinamizadores

Conservatório Regional de Música de Viseu, Câmara Municipal de Viseu.

Colaboradores

Alunos que integram os coros do CRMV e OJV, Coros da cidade.

Avaliação

Atividade

Viseu Natal - Concerto de Natal na Catedral de Viseu, Coros e Orquestra Juvenil de Viseu

Datas/ Horas

22 de Dezembro 2018

21:30h

Público Alvo

Público em geral

Objetivos

Desenvolver a experiência da prática coral e orquestral;

Aumentar o conhecimento de reportório coral e orquestral e dos diferentes estilos musicais;

Promover e incentivar parcerias com diferentes instituições.

Articulação da atividade com o Projeto Educativo

da Escola

Fomentar e desenvolver a prática da música de conjunto, com especial incidência nos conjuntos instrumentais bem como na experiência orquestral como meio de maturação performativa e socializante;

Promover a abertura da Escola ao meio em que se encontra inserida, desenvolvendo a colaboração com diferentes parceiros;

Desenvolver iniciativas que promovam artisticamente os alunos e professores do Conservatório

Promover concertos em contextos diferenciados, divulgando aspetos patrimoniais relevantes

Recursos Físicos

Catedral de Viseu, Transporte dos instrumentos de percussão, Estantes, Cadeiras

Recursos Humanos

Professores de coro e da OJV

Técnicos de ação educativa

Recursos Financeiros

Atividade financiada ao abrigo do protocolo entre o Município de Viseu e a Proviseu/Conservatório Regional de Música de Viseu

Dinamizadores

Conservatório Regional de Música de Viseu, Câmara Municipal de Viseu.

Colaboradores

Alunos que integram os coros do CRMV e OJV, Coros da cidade.

Avaliação

2º Período

Atividade

Concerto da Orquestra Poema – Mangualde

Datas/ Horas

5 de janeiro 2019

21:00h

Público Alvo

Público em geral

Objetivos

Desenvolver a experiência da prática orquestral;

Aumentar o conhecimento de reportório orquestral e dos diferentes estilos musicais;

Promover e incentivar parcerias com diferentes instituições.

Articulação da atividade com o Projeto Educativo

da Escola

Fomentar e desenvolver a experiência orquestral como meio de maturação performativa e socializante;

Promover a abertura da Escola ao meio em que se encontra inserida, desenvolvendo a colaboração com diferentes parceiros;

Desenvolver iniciativas que promovam artisticamente os alunos e professores do Conservatório

Promover concertos em contextos diferenciados, divulgando aspetos patrimoniais relevantes

Recursos Físicos

Instrumentos, Estantes, Cadeiras, Auditório do Patronato Mangualde.

Recursos Humanos

Maestro Tiago Correia (prof. responsável pela Orquestra Poema),

Professores de Naipe, Alunos da orquestra

Recursos Financeiros

Atividade financiada ao abrigo do protocolo entre o Município de Mangualde e a Proviseu/Conservatório Regional de Música de Viseu

Dinamizadores

Conservatório Regional de Música de Viseu, Município de Mangualde, Agrupamento de Escolas de Mangualde.

Colaboradores

Centro Paroquial de Mangualde

Alunos que integram orquestra Poema

Avaliação

Atividade

Audições dos grupos disciplinares

Datas/ Horas

Março 2019

Vários horários

Público Alvo

Comunidade escolar e público em geral

Objetivos

Desenvolver a cultura de palco;

Promover e apresentar publicamente o trabalho desenvolvido pelos grupos disciplinares;

Incentivar a participação dos encarregados de educação nas atividades da escola.

Articulação da atividade com o Projeto Educativo

da Escola

Promover a abertura da Escola ao meio em que se encontra inserida, desenvolvendo a colaboração com diferentes parceiros;

Desenvolver iniciativas que promovam artisticamente os alunos e professores do Conservatório

Recursos Físicos

Edifício do Conservatório, Agrupamento de Escolas de Mangualde, Estantes, Cadeiras, Instrumentos, Auditórios

Recursos Humanos

Professores de instrumento do CRMV

Recursos Financeiros

Cartazes e fotocópias dos programas – 10€

Dinamizadores

Conservatório Regional de Música de Viseu

Colaboradores

Alunos, Professores acompanhadores, Auxiliares de Ação Educativa.

Avaliação

Atividade

12º Concurso de Instrumentistas do Conservatório – Provas Finais

Datas/ Horas

Abril de 2019

17:30 ou 18:00h

Público Alvo

Comunidade Escolar e Público em geral

Objetivos

Criar oportunidades para o aluno exercitar competências como a postura em palco;

Comprovar o grau de aperfeiçoamento e segurança que já possui ;-Proporcionar ao aluno oportunidade de demonstrar os seus progressos.

Articulação da atividade com o Projeto Educativo

da Escola

Desenvolver iniciativas que promovam artisticamente os alunos e professores do Conservatório;

Permitir a cada indivíduo aumentar os seus conhecimentos e desenvolver as suas potencialidades;

Criar no aluno motivos para aprender, para se aperfeiçoar e para descobrir e rentabilizar capacidades tendo em conta as suas fontes de motivação;

Valorizar a motivação como fator chave tanto no início do envolvimento com a música como na sua manutenção

Recursos Físicos

Auditórios e instrumentos do Conservatório

Recursos Humanos

Professores do CRMV

Recursos Financeiros

Cartazes e fotocópias dos programas – 5€

Dinamizadores

Conservatório Regional de Música de Viseu

Colaboradores

Professores e Auxiliares de ação educativa do Conservatório, Câmara Municipal de Viseu

Avaliação

Atividade

Concerto da Orquestra Poema

Datas/ Horas

Maio 2019

21:00h

Público Alvo

Público em geral

Objetivos

Desenvolver a experiência da prática orquestral;

Aumentar o conhecimento de reportório orquestral e dos diferentes estilos musicais;

Promover e incentivar parcerias com diferentes instituições.

Articulação da atividade com o Projeto Educativo

da Escola

Fomentar e desenvolver a experiência orquestral como meio de maturação performativa e socializante;

Promover a abertura da Escola ao meio em que se encontra inserida, desenvolvendo a colaboração com diferentes parceiros;

Desenvolver iniciativas que promovam artisticamente os alunos e professores do Conservatório;

Promover concertos em contextos diferenciados, divulgando aspetos patrimoniais relevantes

Recursos Físicos

Instrumentos, Estantes, Cadeiras, Auditório do Patronato Mangualde.

Recursos Humanos

Maestro Tiago Correia (prof. responsável pela Orquestra Poema),

Professores de Naipe, Alunos da orquestra

Recursos Financeiros

Atividade financiada ao abrigo do protocolo entre o Município de Mangualde e a Proviseu/Conservatório Regional de Música de Viseu

Dinamizadores

Conservatório Regional de Música de Viseu, Município de Mangualde, Agrupamento de Escolas de Mangualde.

Colaboradores

Centro Paroquial de Mangualde, Alunos que integram orquestra Poema.

Avaliação

Atividade

Estágio e Concerto da Orquestra Juvenil Viseu;

Datas/ Horas

12 de abril 2019

Público Alvo

Comunidade em geral

Objetivos

Desenvolver a experiência da prática orquestral;

Aumentar o conhecimento de reportório orquestral e dos diferentes estilos musicais;

Promover e incentivar parcerias com diferentes instituições.

Articulação da atividade com o Projeto Educativo

da Escola

Fomentar e desenvolvera experiência orquestral como meio de maturação performativa e socializante;

Promover a abertura da Escola ao meio em que se encontra inserida, desenvolvendo a colaboração com diferentes parceiros;

Desenvolver iniciativas que promovam artisticamente os alunos e professores do Conservatório

Promover concertos em contextos diferenciados, divulgando aspetos patrimoniais relevantes

Recursos Físicos

Aula Magna do IPV, Transporte para o material de percussão, cadeiras e estantes

Recursos Humanos

Maestro Cláudio Ferreira (prof. responsável pela Orquestra Juvenil de Viseu),

Professores de naipe, alunos da orquestra

Recursos Financeiros

Atividade financiada ao abrigo do protocolo entre o Município de Viseu e a Proviseu/Conservatório Regional de Música de Viseu

Dinamizadores

Conservatório Regional de Música de Viseu

Município de Viseu

Colaboradores

Alunos e músicos convidados que integram a OJV.

Instituto Politécnico de Viseu

Avaliação

Atividade

XII Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu 2019

Concertos, Workshops e Masterclasses, Concertos Pedagógicos, Concurso de Instrumentistas, Concurso Internacional de Piano

Datas/ Horas

05 a 27/04/2019

21:00h/ 17:00h/ outros horários a definir

Público Alvo

Todos os públicos (a partir dos 5 anos de idade)

Objetivos

Os grandes objetivos do 11º Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu (FIMPV) passam por: 1º colocar Viseu no mapa dos Festivais de Música portugueses com projeção internacional. 2º levar a Música erudita às pessoas (crianças, idosos, pessoas portadoras de deficiência, reclusos e ao grande público). 3º Trazer a Viseu os grandes músicos nacionais e internacionais da atualidade, (músicos consagrados, novos valores emergentes).

O FIMPV abarca 5 vertentes da música que se complementam entre si e que exploram os domínios da Formação, Sensibilização, Competição, Criação e da Fruição Musical.

Articulação da atividade com o Projeto Educativo

da Escola

- Promover o desenvolvimento da educação estética e a compreensão do fenómeno musical na sua globalidade; - Permitir a cada indivíduo aumentar os seus conhecimentos e desenvolver as suas potencialidades; - Criar no aluno motivos para aprender, para se aperfeiçoar e para descobrir e rentabilizar capacidades tendo em conta as suas fontes de motivação; - Valorizar a motivação como fator chave tanto no início do envolvimento com a música como na sua manutenção. – Contribuir para o enriquecimento cultural e cívico;
– Fomentar e proporcionar a frequência de concertos de música no Conservatório, ou em outros espaços da cidade; - Realizar seminários, ciclos de conferências e concertos ou aulas abertas dirigidas a toda a comunidade educativa e ao público em geral; - Aprofundar parcerias com instituições que trabalhem com públicos específicos, como por exemplo pessoas com síndrome de asperger/autismo, para integrar esses alunos no Conservatório de forma progressiva; - Aprofundar parcerias para a realização de Festivais de Música promovidos pelo Conservatório que englobem a comunidade educativa e a população em geral com a realização de concertos, concursos, workshops, masterclasses, concertos pedagógicos etc.; - Promover concertos em contextos diferenciados, divulgando aspectos patrimoniais relevantes.

Recursos Físicos

Várias salas da cidade como: Teatro Viriato, Aula Magna do IPV, Conservatório, Igrejas, Museu Nacional Grão Vasco, Multiusos de Viseu, entre outros.

Recursos Humanos

Alunos, professores e funcionários do Conservatório, Direção da Proviseu.

Recursos Financeiros

Atividade financiada ao abrigo do protocolo entre o Município de Viseu e a Proviseu/Conservatório Regional de Música de Viseu e recursos próprios provenientes de inscrições, bilheteira e mecenas do FIMPViseu.

Dinamizadores

José Carlos Sousa (Diretor Festival), Jorge Martins (Concurso Internacional Piano), Joaquim Castro (Concertos Pedagógicos), Marco Pereira (Masterclasses)

Colaboradores

Alunos, professores e funcionários do Conservatório, Direção da Proviseu, músicos convidados, técnicos especializados para a produção do evento.

Avaliação

3º Período

Atividade

Mostra de Instrumentos - Concerto Pedagógico com a obra “Floresta de Sons”

Datas/ Horas

08 maio 2019 Mangualde, 11 maio Viseu

10:00h

Público Alvo

Alunos do 1ºciclo e encarregados de educação

Objetivos

Apresentar publicamente o trabalho desenvolvido no CRMV;

Promover e incentivar parcerias com instituições da comunidade

Divulgar a oferta educativa do CRMV

Articulação da atividade com o Projeto Educativo

da Escola

Promover a abertura da Escola ao meio em que se encontra inserida, desenvolvendo a colaboração com diferentes parceiros culturais, sociais e educativos;

Desenvolver e aprofundar relações estratégicas com escolas de ensino regular com as quais o Conservatório tem, ou possa vir a ter protocolos para desenvolver o ensino articulado da música;

Realizar concertos ou aulas abertas dirigidas a toda a comunidade educativa e ao público em geral.

Recursos Físicos

Agrupamento de escolas de Mangualde, Edifício do Conservatório, Estantes, Cadeiras, Instrumentos, Salas para a mostra de instrumentos, Auditório

Recursos Humanos

Professores do CRMV

Recursos Financeiros

Sem custos

Dinamizadores

Conservatório Regional de Música de Viseu

Colaboradores

Professor André Cardoso – compositor da obra “Floresta de Sons” apresentada neste concerto. Prof. Joaquim Castro (Coordenador E.Articulado Mangualde) Auxiliares de ação educativa

Avaliação

Atividade

Aulas de preparação para acesso ao Ensino Articulado – Formação e Aptidão Musical. As provas realizam-se no dia 25/05/2019 em Viseu e Mangualde

Datas/ Horas

Viseu e Mangualde 11/05/2019

Mangualde 10:00h / Viseu 14:30h

Público Alvo

Alunos do 4º ano de escolaridade.

Objetivos

Preparar os candidatos para fazerem as provas de acesso ao Ensino Articulado de Música,

Divulgar a oferta educativa do CRMV

Articulação da atividade com o Projeto Educativo

da Escola

Promover a abertura da Escola ao meio em que se encontra inserida, desenvolvendo a colaboração com diferentes parceiros culturais, sociais e educativos;

Desenvolver e aprofundar relações estratégicas com escolas de ensino regular com as quais o Conservatório tem, ou possa vir a ter protocolos para desenvolver o ensino articulado da música;

Realizar concertos ou aulas abertas dirigidas a toda a comunidade educativa e ao público em geral.

Recursos Físicos

Agrupamento de Escolas de Mangualde, Edifício do Conservatório, Estantes, Cadeiras, Instrumentos, Salas para a mostra de instrumentos, Auditório

Recursos Humanos

Professores do CRMV

Recursos Financeiros

Fotocópias – 5€

Dinamizadores

Conservatório Regional de Música de Viseu

Colaboradores

Professores que fazem parte do Júri das provas, Auxiliares de ação educativa

Avaliação

Atividade

Concertos no dia Internacional dos Museus

Datas/ Horas

Maio de 2019

Horário a definir

Público Alvo

Comunidade em geral

Objetivos

Desenvolver a experiência de prática instrumental enquanto solista;

Desenvolver a experiência da prática orquestral;

Promover e incentivar parcerias com diferentes instituições.

Articulação da atividade com o Projeto Educativo

da Escola

Realizar concertos ou aulas abertas dirigidas a toda a comunidade educativa e ao público em geral;

Promover a abertura da Escola ao meio em que se encontra inserida, desenvolvendo a colaboração com diferentes parceiros;

Desenvolver iniciativas que promovam artisticamente os alunos e professores do Conservatório

Promover concertos em contextos diferenciados, divulgando aspetos patrimoniais relevantes

Recursos Físicos

Museu Nacional Grão Vasco e Museu da Misericórdia de Viseu, cadeiras e estantes.

Recursos Humanos

Professores do Conservatório. Alunos das orquestras envolvidas.

Recursos Financeiros

Sem custos.

Dinamizadores

Conservatório Regional de Música de Viseu

Museu Nacional Grão Vasco, Museu da Misericórdia de Viseu.

Colaboradores

Professores do Conservatório. Auxiliares de Ação Educativa.

Avaliação

Atividade

Audições dos grupos disciplinares

Datas/ Horas

Maio e Junho de 2019

Vários horários

Público Alvo

Comunidade escolar e público em geral

Objetivos

Desenvolver a cultura de palco;

Promover e apresentar publicamente o trabalho desenvolvido pelos grupos disciplinares;

Incentivar a participação dos encarregados de educação nas atividades da escola.

Articulação da atividade com o Projeto Educativo

da Escola

Promover a abertura da Escola ao meio em que se encontra inserida, desenvolvendo a colaboração com diferentes parceiros;

Desenvolver iniciativas que promovam artisticamente os alunos e professores do Conservatório

Recursos Físicos

Edifício do Conservatório, Agrupamento de Escolas de Mangualde, Estantes, Cadeiras, Instrumentos, Auditórios

Recursos Humanos

Professores de instrumento do CRMV

Recursos Financeiros

Cartazes e fotocópias dos programas – 10€

Dinamizadores

Conservatório Regional de Música de Viseu

Colaboradores

Alunos, Professores acompanhadores, Auxiliares de Ação Educativa.

Avaliação

 

 

Atividade

Concerto de Encerramento do Ano Letivo 2018.19

Datas/ Horas

15 de junho 2019/ 11 a 15 de junho ensaios de preparação para o Concerto

Concerto 21:00h / Ensaios 18:30h

Público Alvo

Comunidade em geral

Objetivos

Apresentação do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo;

Desenvolver a experiência da prática orquestral;

Aumentar o conhecimento de reportório orquestral e dos diferentes estilos musicais;

Promover e incentivar parcerias com diferentes instituições.

Articulação da atividade com o Projeto Educativo

da Escola

Fomentar e desenvolvera experiência orquestral como meio de maturação performativa e socializante;

Promover a abertura da Escola ao meio em que se encontra inserida, desenvolvendo a colaboração com diferentes parceiros;

Desenvolver iniciativas que promovam artisticamente os alunos e professores do Conservatório

Recursos Físicos

Pavilhão Multiusos de Viseu, Transporte para o material de percussão e outros instrumentos, cadeiras e estantes

Recursos Humanos

Maestro Cláudio Ferreira (prof. responsável pela direção musical do projeto),

Professores de naipe, todos os alunos da escola.

Recursos Financeiros

Atividade financiada ao abrigo da colaboração entre o Município de Viseu e a Proviseu/Conservatório Regional de Música de Viseu

Dinamizadores

Conservatório Regional de Música de Viseu

Município de Viseu

Colaboradores

Alunos e professores do Conservatório

Auxiliares de Ação Educativa

Avaliação

 

Atividade

Recitais Finais de Alunos de 5º e 8º Graus

Datas/ Horas

Junho e Julho de 2019

Vários horários

Público Alvo

Comunidade escolar e público em geral

Objetivos

Desenvolver a cultura de palco;

Promover e apresentar publicamente o trabalho desenvolvido pelos grupos disciplinares;

Incentivar a participação dos encarregados de educação nas atividades da escola.

Articulação da atividade com o Projeto Educativo

da Escola

Promover a abertura da Escola ao meio em que se encontra inserida, desenvolvendo a colaboração com diferentes parceiros;

Desenvolver iniciativas que promovam artisticamente os alunos e professores do Conservatório

Recursos Físicos

Edifício do Conservatório, Estantes, Cadeiras, Instrumentos, Auditórios

Recursos Humanos

Professores de instrumento do CRMV

Recursos Financeiros

Cartazes e fotocópias dos programas – 5€

Dinamizadores

Conservatório Regional de Música de Viseu

Colaboradores

Alunos, Professores acompanhadores, Auxiliares de Ação Educativa.

Avaliação

 

Atividade

Cursos de Verão

Datas/ Horas

Julho de 2019

Vários horários

Público Alvo

Comunidade escolar,

Objetivos

Oferecer atividades diversificadas de âmbito musical;

Enriquecer os tempos livres dos alunos em momentos de férias escolares;

Desenvolver a cultura de palco;

Promover e apresentar publicamente o trabalho desenvolvido durante os Cursos de Verão;

Incentivar a participação dos encarregados de educação nas atividades da escola.

Articulação da atividade com o Projeto Educativo

da Escola

Promover o desenvolvimento da educação estética e a compreensão do fenómeno musical na sua globalidade; Permitir a cada indivíduo aumentar os seus conhecimentos e desenvolver as suas potencialidades; Criar no aluno motivos para aprender, para se aperfeiçoar e para descobrir e rentabilizar capacidades tendo em conta as suas fontes de motivação; Valorizar a motivação como fator chave tanto no início do envolvimento com a música como na sua manutenção. Contribuir para o enriquecimento cultural e cívico; Promover a abertura da Escola ao meio em que se encontra inserida, desenvolvendo a colaboração com diferentes parceiros; Desenvolver iniciativas que promovam artisticamente os alunos e professores do Conservatório;

Recursos Físicos

Edifício do Conservatório, Estantes, Cadeiras, Instrumentos, Auditórios.

Recursos Humanos

Professores do CRMV

Recursos Financeiros

Divulgação, cartazes e fotocópias – 10€

Dinamizadores

Conservatório Regional de Música de Viseu

Colaboradores

Alunos, Professores, e Auxiliares de Ação Educativa do Conservatório.

Avaliação

Atividade

Concerto de Alunos da classe de Composição

Datas/ Horas

02 a 05 de Julho de 2019

Vários horários/ Concerto 17:30h

Público Alvo

Comunidade escolar e público em geral

Objetivos

Desenvolver a cultura de palco;

Promover e apresentar publicamente o trabalho desenvolvido pela classe de Composição;

Incentivar a participação dos encarregados de educação nas atividades da escola.

Articulação da atividade com o Projeto Educativo

da Escola

Promover o desenvolvimento da educação estética e a compreensão do fenómeno musical na sua globalidade; Permitir a cada indivíduo aumentar os seus conhecimentos e desenvolver as suas potencialidades; Criar no aluno motivos para aprender, para se aperfeiçoar e para descobrir e rentabilizar capacidades tendo em conta as suas fontes de motivação; Valorizar a motivação como fator chave tanto no início do envolvimento com a música como na sua manutenção. Desenvolver iniciativas que promovam artisticamente os alunos e professores do Conservatório.

Recursos Físicos

Edifício do Conservatório, Estantes, Cadeiras, Instrumentos, Auditórios

Recursos Humanos

Alunos de composição do CRMV

Recursos Financeiros

Cartazes e fotocópias dos programas – 2€

Dinamizadores

Conservatório Regional de Música de Viseu

Colaboradores

Alunos de instrumento e composição do Conservatório, Prof. de Composição José Carlos Sousa.

Avaliação

Atividade

Estágio e Digressão da Orquestra Juvenil Viseu;

Datas/ Horas

25 a 29 de junho 2019

Público Alvo

Comunidade em geral

Objetivos

Dar a conhecer fora de portas, o trabalho orquestral desenvolvido na cidade de Viseu com jovens músicos da cidade e região que integram a Orquestra Juvenil de Viseu.

Desenvolver a experiência da prática orquestral;

Aumentar o conhecimento de reportório orquestral e dos diferentes estilos musicais;

Promover e incentivar parcerias com diferentes instituições.

Articulação da atividade com o Projeto Educativo

da Escola

Fomentar e desenvolvera experiência orquestral como meio de maturação performativa e socializante;

Promover a abertura da Escola ao meio em que se encontra inserida, desenvolvendo a colaboração com diferentes parceiros;

Desenvolver iniciativas que promovam artisticamente os alunos e professores do Conservatório;

Promover concertos em contextos diferenciados, divulgando aspetos patrimoniais relevantes

Recursos Físicos

Edifício do Conservatório e salas de espetáculo dos vários concertos, Transporte para o material de percussão, cadeiras e estantes

Recursos Humanos

Maestro Cláudio Ferreira (prof. responsável pela Orquestra Juvenil de Viseu),

Professores de naipe, alunos da orquestra

Recursos Financeiros

Atividade financiada ao abrigo do protocolo entre o Município de Viseu e a Proviseu/Conservatório Regional de Música de Viseu

Dinamizadores

Conservatório Regional de Música de Viseu

Município de Viseu

Colaboradores

Alunos e músicos convidados que integram a OJV.

Estruturas das Salas de Concerto de várias cidades.

Avaliação

Atividade

Provas de Equivalência à Frequência

Datas/ Horas

Viseu 08/07/2019

escrita 9:30h, oral às 11:00h, Instrumento às 14:30h

Público Alvo

Estudantes de música que pretendam certificar as suas habilitações, direcionado principalmente alunos externos ao Conservatório de Música de Viseu.

Objetivos

Divulgar a oferta educativa do CRMV,

Certificar os conhecimentos musicais que os candidatos apresentarem através desta prova.

Articulação da atividade com o Projeto Educativo

da Escola

Promover a abertura da Escola ao meio em que se encontra inserida, desenvolvendo a colaboração com diferentes parceiros culturais, sociais e educativos;

Permitir a cada indivíduo aumentar os seus conhecimentos e desenvolver as suas potencialidades; Criar no aluno motivos para aprender, para se aperfeiçoar e para descobrir e rentabilizar capacidades tendo em conta as suas fontes de motivação;

Recursos Físicos

Edifício do Conservatório, Estantes, Cadeiras, Instrumentos, Auditório

Recursos Humanos

Professores do CRMV

Recursos Financeiros

Fotocópias – 5€

Dinamizadores

Conservatório Regional de Música de Viseu

Colaboradores

Professores que fazem parte do Júri das provas, Auxiliares de ação educativa

Avaliação

Atividade

Provas de Admissão ao Curso Secundário de Música

Datas/ Horas

Formação Musical 09.07.2019/ Instrumento 11.07.2019

Formação Musical: escrita 9:30h, oral às 14:00h, Instrumento às 09:30h

Público Alvo

Estudantes de música que pretendam prosseguir os estudos de música no curso secundário, direcionado principalmente alunos que frequentam o Conservatório de Música de Viseu.

Objetivos

Divulgar a oferta educativa do CRMV,

Proporcionar o prosseguimento de estudos na área da música no curso secundário.

Articulação da atividade com o Projeto Educativo

da Escola

Permitir a cada indivíduo aumentar os seus conhecimentos e desenvolver as suas potencialidades; Criar no aluno motivos para aprender, para se aperfeiçoar e para descobrir e rentabilizar capacidades tendo em conta as suas fontes de motivação;

Recursos Físicos

Edifício do Conservatório, Estantes, Cadeiras, Instrumentos, Auditório

Recursos Humanos

Professores do CRMV

Recursos Financeiros

Fotocópias – 3€

Dinamizadores

Conservatório Regional de Música de Viseu

Colaboradores

Professores que fazem parte do Júri das provas, Auxiliares de ação educativa

Avaliação

Atividade

Prova Aptidão Artística

Datas/ Horas

Viseu - Formação Musical 10.07.2019

Apresentação Oral – 9:30h,

Prática Instrumental – 15:00h

Público Alvo

Estudantes de música que pretendam concluir o curso secundário de música, direcionado a alunos que frequentam o Conservatório de Música de Viseu.

Objetivos

Divulgar a oferta educativa do CRMV,

Proporcionar a conclusão do Curso Secundário de Música.

Articulação da atividade com o Projeto Educativo

da Escola

Permitir a cada indivíduo aumentar os seus conhecimentos e desenvolver as suas potencialidades; Criar no aluno motivos para aprender, para se aperfeiçoar e para descobrir e rentabilizar capacidades tendo em conta as suas fontes de motivação;

Recursos Físicos

Edifício do Conservatório, Estantes, Cadeiras, Instrumentos, Auditório

Recursos Humanos

Professores do CRMV

Recursos Financeiros

Fotocópias – 3€

Dinamizadores

Conservatório Regional de Música de Viseu

Colaboradores

Professores que fazem parte do Júri das provas, Auxiliares de ação educativa

Avaliação

Orçamento (resumo)

Apresentamos uma previsão do orçamento para a concretização das atividades do CRMDJAP no ano letivo 2018/19. As principais despesas da instituição são os recursos humanos, as despesas de funcionamento e subcontratos que atingem o valor de 1.170366,00€.

Rubrica

Despesas

Recursos Humanos

997516,00€

Despesas de Funcionamento

120350,00€

Subcontratos

52500,00€

Total

1.170366,00 €

 

O Plano Anual de Atividades do CRMDJAP será financiado na grande maioria pelo Contrato de Patrocínio celebrado com o Ministério da Educação, propinas pagas pelos alunos e também por protocolos com as autarquias de Mangualde e de Viseu, para desenvolvimento de atividades formativas e artísticas.

Considerações finais

Podemos concluir que este plano anual de atividades é ambicioso, diversificado, de reconhecida qualidade artística e que pretende contribuir de forma muito significativa para o enriquecimento e sucesso escolar dos nossos alunos e de toda a comunidade educativa.

Este é um plano anual de atividades aberto, que está em constante atualização e que pode ao longo do ano ser complementado com outras atividades relevantes para o desenvolvimento dos nossos objetivos pedagógicos e artísticos.

O Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão é hoje, uma escola de méritos reconhecidos, servida por um corpo docente devidamente qualificado.

Aprovado em Conselho Pedagógico do CRMDJAP

Viseu, 31 de outubro de 2018

O Diretor Pedagógico:

José Carlos Sousa

Plano Anual de Atividades Ratificado pela Direção da Proviseu

Viseu, 21 de janeiro de 2019

A Presidente da Proviseu

Maria Emília Gomes do Amaral

 
O Conservatório de Música de Viseu, Dr. José de Azeredo Perdigão, é apoiado pelas seguintes estruturas:
Ministério da Educação