A Primavera Oferece-nos Música

 

Com a Primavera as pessoas ficam mais alegres, mais predispostas para desfrutar da vida e dos perfumes que esta estação do ano nos vai oferecendo.

De 16 a 25 de Abril decorrerá em Viseu o 3º Festival de Música da Primavera e a expectativa é que a música que teremos o prazer de ouvir, possa agradar a quem estiver disposto a deixar-se envolver pelas várias propostas de concertos agendados para o Festival. Seguindo a linha programática das anteriores edições, a música em Abril irá abraçar toda a cidade com concertos em lugares tão diversos como a Sé Catedral, Conservatório, Aula Magna do IPV, Museu Grão Vasco, Salão Nobre da Câmara, Auditório Mirita Casimiro, Solar do Vinho do Dão e Teatro Viriato.

Na presente edição do Festival continuamos de forma bastante eclética a percorrer a história da música até chegarmos à música actual, elaborada e difundida com computadores e a tecnologia emergente.

Apesar das várias personalidades do mundo da música que nos visitarão e ocupam um lugar cimeiro em Portugal, gostaria de destacar os concertos de domingo à tarde - o Concerto da Primavera, no dia 18, apresentando a maioria dos professores do Conservatório num verdadeiro colorido musical e também o concerto de encerramento, no dia 25, fechando o Festival com 32 alunos, vencedores do Concurso de Instrumentistas do Conservatório.

A programação, tendo como alvo o grande público, alia esse interesse a uma componente formativa. Assim, iremos realizar uma série de Concertos Pedagógicos na Biblioteca Municipal, no Museu de Várzea de Calde, na Igreja do Seminário, no CMIA e no Conservatório, levando a música a várias centenas de alunos das escolas primárias do nosso concelho.

Ainda no âmbito pedagógico, irá decorrer uma masterclass de Flauta no Conservatório, orientada pela professora Ana Maria Ribeiro, e um workshop de Música Electrónica no auditório Mirita Casimiro, orientado pelo professor Miguel Azguime.

Mais uma vez, gostaria de expressar os meus agradecimento aos Serviços Culturais da Câmara Municipal de Viseu na pessoa da sua vereadora Dra. Ana Paula Santana e ao Presidente da Câmara Dr. Fernando Ruas por continuarem a acarinhar este projecto e por acreditarem que ele se poderá tornar uma referencia no panorama musical da região centro.

Por último lanço o convite a todos os viseenses para que, nesta Primavera, saiam de casa e assistam aos concertos, pois certamente regressarão com um sorriso nos lábios.

 

 

 

O Director Artístico

José Carlos Sousa

 


 

16.04.2010

Officina da Música - Sé Catedral

 

17.04.2010

Carlos Silva (clarinete) e Natalia Riabova (piano) - Conservatório de Música Azeredo Perdigão Viseu

17.04.2010

Ana Maria Ribeiro (flauta) e Elsa Silva (piano)

* Participação especial Joana Correia (flauta) - Conservatório de Música Azeredo Perdigão Viseu

 

18.04.2010

Concerto da Primavera concerto de professores do Conservatório - Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu

 

20.04.2010

Concerto de Piano por Pedro Burmester e Eduardo Resende - Teatro Viriato

 

21.04.2010

Quarteto de Cordas de Aveiro e Joaquina Ly (soprano) - Museu Grão Vasco

 

22.04.2010

João Paulo Sousa (guitarra portuguesa) e João Oliveira (guitarra) - Salão Nobre da Câmara Municipal de Viseu

22.04.2010

Duo Lontano (guitarras: André Cardoso e Ricardo Gomes) - Salão Nobre da Câmara Municipal de Viseu

 

23.04.2010

Miso Ensemble, Itinerário do Sal - Ópera Multimédia  - Solar do Vinho do Dão

 

24.04.2010

Quarteto de Acordeãos de Viseu  - Solar do Vinho do Dão

 

25.04.2010

Concerto de Encerramento, Laureados do Concurso de Instrumentistas do

Conservatório de Música de Viseu - Teatro Viriato

 
O Conservatório de Música de Viseu, Dr. José de Azeredo Perdigão, é apoiado pelas seguintes estruturas:
Ministério da Educação