André Roque Cardoso nasceu em Sernancelhe a 11 de Julho 1982. Iniciou os seus estudos musicais em 1987 e, dois anos depois, entrou no Conservatório de Música de Viseu “Dr. Azeredo Perdigão”, na classe de piano da professora Rosegard Lingardson.
Em 2000 ingressou na Universidade de Aveiro, na Licenciatura em Ensino de Música (ramo piano), tendo a oportunidade de estudar Música de Câmara com António Chagas Rosa e Fausto Neves e Piano com Vitali Dotsenko.
Após ter concluído a Licenciatura, foi admitido, em 2005, na École Normale de Musique de Paris. Aí trabalhou nas disciplinas de Piano com Guigla Katsarava (discípulo de Lazar Berman, Gérard Frémy e Lev Naumon), Música de Câmara com Nina Patarcec e Leitura à Primeira Vista com Valery Betmalle, tendo obtido o "Diplôme d'Exécution" e o "Diplôme Supérieur d'Exécution".
Para além do trabalho regular com estes professores, assistiu e participou em masteclasses, das quais se destacam as orientadas por: Diane Anderson, Sequeira Costa, Jörg Demus, Liv Glaser, Roy Howat, Jaime Mota, Andrezej Pikul, Olga Prats, Marian Rybicki e Valery Staradubrovsky.
Entre 2002 e 2005 leccionou a disciplina de Piano no Conservatório de Seia (onde desempenhou também a função de pianista acompanhador da classe de clarinete) e no Conservatório de Música de Coimbra.
Ao longo dos anos tem vindo a apresentar-se em diferentes concursos nacionais e internacionais, destacando-se a conquista do 2° Prémio e do Prémio Especial Luiz Costa no Concurso Internacional “Helena Sá e Costa”. Apresenta-se igualmente em inúmeros festivais, tanto a solo como com orquestra e em diversas formações de música de câmara.
Tem contribuído para a organização de concertos de jovens artistas, nomeadamente com a criação do Concurso Internacional de Piano de Sernancelhe.
Actualmente, prepara o "Diplôme Supérieur de Concertiste" na École Normale de Musique de Paris, sob a orientação de Guigla Katsarava.

 


Programa

Música Russa do século XX

 

N. Myaskovsky

Sonata No. 3 em Dó menor, Op. 19 (2ª versão - 1939)

(um único andamento)

D.Chostakovitch

Preludios e Fugas, op. 87

La menor

La maior

Re bemol maior

S. Prokofiev

Sonata No.7 em Si bemol maior, op. 83

Allegro inquieto

Andante caloroso

Precipitato

 

 

 
O Conservatório de Música de Viseu, Dr. José de Azeredo Perdigão, é apoiado pelas seguintes estruturas:
Ministério da Educação