Paula Sobral

Professora de Guitarra e Orquestra de Guitarras

Paula Sobral

 

Paula Sobral nasceu em Sernancelhe, distrito de Viseu. Iniciou os seus estudos musicais com 15 anos no Conservatório de Música de Viseu, onde estudou guitarra com Luís Lapa e Christopher Lyall que a orientou até ao fim do curso complementar. Fez as disciplinas de Formação Musical (8º grau), Análise e Técnicas de Composição (3º grau), História da Música (3º grau), Acústica, Praticas de Teclado (2º grau), Classe de Conjunto (Coro e Quarteto de Guitarras), Piano (1º grau), e Guitarra (8º grau).
Em 1994 inicia o curso Licenciatura em Ensino da Música na Universidade de Aveiro, na área específica de Guitarra, sob a orientação de Paulo Vaz de Carvalho. Em 1998 abrilhantou conjuntamente com Joaquina Ly e Sérgio Oliveira o lançamento da obra Crónica de Portugal de 1419 na Universidade de Aveiro. Participou em master class com Paulo Vaz de Carvalho, Jozef Zsapka e Thimoty Walker.
A partir de 1989 conjugou o estudo da guitarra com a actividade docente no Conservatório de Música de Viseu. Também leccionou na Escola de Música do Colégio de S. José (Guarda) e no Conservatório de Música de Seia.
Desde 1999, conjuntamente com José Carlos Sousa, é directora artística do Concurso e Festival Internacional de Guitarra Clássica de Sernancelhe, evento pioneiro no país, já na sua 15ª edição. A sua actividade artística marca-se pela actuação em música de câmara com o duo de guitarras Concentus Duo , onde toca com Manuel Tavares desde o ano 2000. No seu início esteve ligado a outras formas artísticas (dança e teatro) com um projecto chamado Mar das Cigarras. Em termos de repertório, o Concentus Duo aborda as mais variadas épocas por forma a apresentar um recital ecléctico.
Apresentou-se em várias cidades do país, em Conservatórios e Academias de Música, auditórios, no Festival Ciclo de Guitarra Clássica de Oliveira do Bairro, Festival de Guitarra da Fundação António de Almeida, Festival Internacional de Sernancelhe, Centro Cultural de Belém, e têm já confirmada para este ano de 2006 a sua presença no Festival Internacional de Guitarra em Hondarribia no País Basco, e Festival de Guitarra de Oliveira do Bairro.
Em 2007 concluiu o seu mestrado em Música de Câmara na Universidade de Aveiro sob a orientação dos Professores Paulo Vaz de Carvalho, Helena Marinho, Fausto Neves e do guitarrista brasileiro Odair Assad (membro do célebre duo Assad). Lecciona no Conservatório de Música de Viseu “Dr. José de Azeredo Perdigão”.

 

 
O Conservatório de Música de Viseu, Dr. José de Azeredo Perdigão, é apoiado pelas seguintes estruturas:
Ministério da Educação