Nuno Silva

Professor de Acordeão, Orquestra de Acordeãos e Formação Musical.

Nuno Silva


Nuno Silva nasceu em Castro Daire, a 3 de Junho de 1981, tendo aí iniciado os estudos de música aos 9 anos. Com 13 anos inscreve-se no Conservatório de Música de Viseu. Em 1999, completou os Cursos Complementares de Acordeão e de F. Musical e o Curso Geral de Piano, com os professores Abel Moura, Irene Barbosa e Jorge Martins. Em 2004, completou a Licenciatura em Ensino de Música, variante de Formação Musical, na Universidade de Aveiro. Em 2008 completou a Licenciatura em Ensino de Música, variante de Instrumento – Acordeão, na Universidade de Aveiro. Em cursos e seminários internacionais de acordeão trabalhou com W. Semyonov (1996 e 1997), Friedrich Lips (1998), Maximiliano Pitocco e V. Matono (1998), e Vladimir Zubitsky (1999, 2000 e 2001).

1º Prémio da Categoria Júnior Concerto, no III Concurso Ibérico de Acordeão em 1998 e o 1º Prémio da Categoria Sénior Concerto no VII Troféu Nacional de Acordeão de Alcobaça em 2002. 4º Prémio no “1º Concurso Internacional de Acordeão de Andorra” em 2001. Foi distinguido pela Revista Anim’Arte de Viseu com o Prémio Revelação do Ano de 1999.

Participou na gravação de vários CDs com o grupo “Ad Libitum” e com o grupo “Vozes da Rádio” e na gravação do filme -documentário “Porto da Minha Infância”, de Manoel de Oliveira. Participou na gravação de uma banda sonora encomendada pelo Teatro de Vila Real e composta por Paulo Vaz de Carvalho, em conjunto com o saxofonista Carlos Canhoto. Acordeonista convidado pela Banda Municipal de Fajões, em Outubro de 2008, para participar na IV Edição do festival "Filarmonia ao mais alto nível" interpretando a obra Jazz Suite nº2 de Shostakovich, no grande auditório do Europarque em Santa Maria da Feira. Realizou concertos em Portugal, Itália, Espanha, a solo e integrado na Orquestra de Acordeãos de Viseu. Responsável pelos arranjos musicais nos Concertos / Musicais do Colégio da Via Sacra de Viseu desde 2008, destacando-se o Musical "Centésima Lição" comemorativo do Centenário daquela Instituição. Compôs o novo Hino do Colégio da Via Sacra, instituído desde 2008.

É professor de Acordeão, Orquestra de Acordeãos e Formação Musical no Conservatório de Música de Viseu e de Educação Musical no Colégio da Via-Sacra de Viseu.

 
O Conservatório de Música de Viseu, Dr. José de Azeredo Perdigão, é apoiado pelas seguintes estruturas:
Ministério da Educação