Debate - Acessibilidades à Região Centro

BREVE HISTORIAL DA PROVISEU


Foi em junho de 1979 que um grupo de entusiastas, independentes dos partidos políticos, grupos religiosos ou económicos, se reuniu no Clube de Viseu, com a intenção de pensar estratégias que pudessem influenciar a instalação em Viseu, do ensino superior. Nessa mesma reunião, foi sugerida a criação de uma associação que lutasse, não só por este, mas também pelos vários interesses de Viseu e sua região e logo ali, por sugestão de um dos presentes, a associação a criar foi batizada com o nome de Proviseu.

Em 24 de novembro desse mesmo ano teve lugar a primeira Assembleia Geral e com entusiasmo os estatutos foram aprovados. Assim nasce a PROVISEU.

Em 23 de setembro de 1987 vê reconhecido o seu contributo para a promoção social, cultural e económica das populações, ao ser-lhe atribuído o estatuto de utilidade pública.

Tem a sua sede social no Solar dos Condes de Prime, cedido pela Câmara Municipal de Viseu para aí funcionar o Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão, que desde 1985 funcionava na Casa do Miradouro já insuficiente para o número crescente de alunos.

Ao longo da sua existência, que este ano completa 37 anos, a Proviseu tem tido os seus altos e baixos, no entanto saliento o papel mais relevante desta associação que tem sido o de demonstrar como é possível e importante o entendimento e a cooperação leais entre as pessoas, fora dos partidos políticos para a prossecução de finalidades socialmente úteis. pois restringir a atividade política dos cidadãos às instituições governativas, autárquicas e partidárias é burocratizar a democracia, deturpá-la, enfraquecê-la e prejudicar gravemente a resolução dos problemas das comunidades.”

A atividade desenvolvida tem sido muito diversificada, nomeadamente na organização em 1980 do “I Encontro Regional da Comunicação Social"; Em 1981 o "I Encontro das Beiras sobre Regionalização”, em 1989 “A IP5 na rota para a Europa”. O Ciclo de Conferências Evocativas da Revolução de 1383/1385, por ocasião do sexto centenário desta Crise política que marcou a História do nosso país;

Foi através da Proviseu que em 1982-83 foram canalizados os fundos Europeus, necessários à construção do Complexo Desportivo do Fontelo e do Complexo Escolar do Ensino Básico da Ribeira.

Entre 1983 e 1989 realizaram-se inúmeras visitas guiadas a diversos locais históricos da cidade e entre 1996 e 2002 teve lugar um Ciclo de conferências sobre Justiça e Educação;

Em 1985 foi possível concretizar uma aspiração antiga no sentido de suprir uma grave lacuna no ensino da música. A Proviseu com o apoio inestimável da Dona Hélia Soveral, ilustre pianista viseense, assumiu-se como entidade instaladora e é até hoje a entidade tutelar do Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão, que se dedica ao ensino Artístico Especializado da Música, com paralelismo pedagógico, conferido pelo Ministério da Educação.

A sua atividade iniciou-se no ano letivo de 1985/86, logo com 169 alunos e é atualmente uma referência na região, pois tem cativado um cada vez maior número de alunos, 499 no corrente ano letivo, dos diferentes graus de ensino, desde a iniciação aos cursos complementares, incluindo o ensino articulado com algumas escolas de Viseu e Mangualde. Para além do seu principal desígnio que é o Ensino da Música, o Conservatório tem vindo a desenvolver importantes projetos pedagógicos e artísticos para o desenvolvimento cultural da região dos quais destacamos o Concerto Anual de Encerramento do Ano Letivo (concerto com mais de 400 músicos em palco), o Festival de Música da Primavera (na sua X edição, traz a Viseu importantes figuras da música a nível mundial, sendo de salientar o prestígio dos Concursos Internacionais de Guitarra e Piano).

Salienta-se a criação da Orquestra Juvenil de Viseu, projetos que o Conservatório desenvolve em parceria com a Câmara Municipal de Viseu e ainda a Orquestra Poema em parceria com a Câmara Municipal de Mangualde.

Entre 1997 e 1998 foi editada semestralmente a Revista Proviseu, aspiração antiga de contribuir para o debate das questões que podem interferir no quotidiano de todos nós, desde a cultura à defesa do património, saúde, educação e urbanismo, passando pela ecologia e pelo desporto.

Foi um projeto interrompido pela falta de disponibilidade e pelas dificuldades financeiras, derivadas da falta de financiamento do ensino artístico da música, que estiveram a ponto de interromper o funcionamento do Conservatório e que se prolongaram até ao ano letivo de 2014/2015.

Em 18 de Janeiro de 2014 teve lugar no Instituto Politécnico de Viseu, o XI Encontro Público PASC intitulado “Daqui Viso Eu-Um Olhar Sobre a Realidade Nacional”. A partir desse dia e no ano em que celebrava o seu 35º aniversário, a Proviseu, passou a poder contar oficialmente com o importantíssimo apoio da Plataforma Activa, sendo a 39ª associação a integrar a PASC que assim viu reforçada a sua capacidade de agir como efetiva plataforma de cooperação inter- associativa para a cidadania.

Com o saneamento financeiro do Conservatório, que exigiu um esforço redobrado e o seu processo organizativo bem orientado, a Proviseu, em colaboração com as diferentes forças regionais e nacionais, pode agora prosseguir os seus objetivos estatutários, em prol do bem-estar das populações e do desenvolvimento integrado da região de Viseu.

Neste momento o problema que se nos afigura mais premente diz respeito aos acessos rodoviários e ferroviários cuja resolução tem sido sucessivamente adiada, pelos vários governos. O enorme fluxo de trânsito e a frequência dos acidentes graves na IP3, bem como a inexistência de qualquer ligação ferroviária trazem um enorme sofrimento às populações e tem impedido um maior desenvolvimento desta região.

Com o intuito de evidenciar e reivindicar a concretização desta aspiração que estamos certos é um sentir de toda a região e que só peca por tardia, iremos organizar um debate sobre este tema no dia 20 de maio, em colaboração com a Câmara Municipal de Viseu e com a PASC e da Sedes no qual queremos envolver também outras forças vivas da cidade e da região.

Viseu 15 de fevereiro de 2017

A Presidente da Direção

Maria Emília Amaral

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
O Conservatório de Música de Viseu, Dr. José de Azeredo Perdigão, é apoiado pelas seguintes estruturas:
Ministério da Educação