Historial

O Conservatório Regional de Música "Dr. José de Azeredo Perdigão" teve origem no desejo e empenho de Hélia Abranches Soveral, pianista e pedagoga viseense.

Hélia Soveral

Após vários contactos e diligências com entidades diversas em defesa dos interesses da região – A PROVISEU, associação para a promoção de Viseu e Região, assumiu a criação e manutenção do Conservatório Regional de Música de Viseu.

casa do miradouro

 

Em Setembro de 1985, na Casa do Miradouro, abriu esta Escola as suas portas não só a cidadãos com comprovadas aptidões ou talentos nesta área mas, também, a todos aqueles que entendem que a formação musical pode constituir um importante complemento de formação e de fruição cultural, procurado por várias faixas da população.

O Conservatório, além de um estabelecimento de ensino vocacional da música tem sido um agente promotor de actividades musicais na cidade recorrendo aos seus alunos e professores, ao intercâmbio entre escolas similares, convidando e trazendo até nós músicos profissionais, alguns dos quais professores desta escola.

Foi assim que se programaram: Concertos, Recitais, Intercâmbios, Audições, Palestras e Participações em concursos. é de destacar a presença várias vezes premiada, de alunos deste Conservatório, em Concursos Nacionais de Música, em diferentes instrumentos, o que revela uma forte aposta na qualidade de ensino ministrada.
Em 1992, o Conservatório mudou de instalações e passou a funcionar no Solar de Prime.

solar de prime

 

Seguiram-se anos cumulativos de dificuldades financeiras e de instabilidades pedagógicas sendo que, em Junho de 1996, uma nova Direcção da Proviseu assumiu como tarefa prioritária, assegurar a viabilização financeira e pedagógica do Conservatório Regional de Música "Dr., José de Azeredo Perdigão", desde há 14 anos sob a responsabilidade desta instituição.

"Assim, conhecedora de que sem estabilidade financeira não será possível assegurar o normal funcionamento do Conservatório, a Direcção da Proviseu candidatou-se à celebração de um Contrato Patrocínio, iniciativa no âmbito do Ministério da Educação, tendo o mesmo sido aprovado, o que garantiu um financiamento anual no valor de cerca de 18 mil contos.
Graças a este apoio e com a colaboração, trabalho, disponibilidade e compreensão de todos – professores, funcionários, alunos e encarregados de educação – foi possível manter e desenvolver as actividades do Conservatório de Música, assegurar a tranquilidade de toda a comunidade escolar e garantir uma prática pedagógica sem sobressaltos.
O Conservatório Regional de Música é hoje como no passado e será certamente no futuro uma escola prestigiada, servida por docentes qualificados, aqui se ministrando um ensino já com provas dadas e de qualidade reconhecida."



É de referir, também, a intervenção da Câmara Municipal de Viseu (empenhada em encorajar e desenvolver os valores da cultura, da solidariedade social e o apoio a jovens que despontem no campo da Música) com a celebração de um protocolo relativo à atribuição de bolsas de estudo a alunos que frequentam o Conservatório Regional de Música "Dr. José Azeredo Perdigão". Para esse efeito, será aberto concurso em cada ano, publicitado através de anúncio publicado na imprensa local e regional.

O Conservatório administra o ensino dos cursos de Formação Musical Acordeão, Canto, Clarinete, Contrabaixo, Flauta Transversal, Guitarra Clássica, Guitarra Portuguesa, Órgão, Piano, Saxofone, Trombone, Trompete, Violino, Viola de Arco e Violoncelo com paralelismo pedagógico conferido pelo Ministério da Educação. Os graus de ensino dividem-se em Iniciação, Básico e Complementar.

 
O Conservatório de Música de Viseu, Dr. José de Azeredo Perdigão, é apoiado pelas seguintes estruturas:
Ministério da Educação